Saudações

Pesquise - Assista - Opine















Loading...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Um breve comentário sobre câncer de próstata

A próstata é uma glândula que está localizada na área da cavidade pélvica com estrutura única situada perto das vesículas seminais e por debaixo da bexiga. No interior da próstata os canais deferentes desembocam na uretra. A próstata produz também um liquido que protege, alimenta e facilita a mobilidade dos espermatozóides, chamado líquido prostático.
 O crescimento descontrolado de células modificadas pelo corpo com o crescimento desta glândula caracteriza-se o câncer de próstata

O Câncer da próstata em sua fase inicial tem uma evolução silenciosa. Geralmente não apresenta nenhum sintoma ou, quando apresenta, são semelhantes ao crescimento benigno da próstata (dificuldade miccional, freqüência urinária aumentada durante o dia ou a noite). Uma fase avançada da doença pode ser caracterizada por um quadro de dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, como infecções generalizadas ou insuficiência renal.
Geralmente o grupo de pessoas que as pesquisas apontam para o desenvolvimento desta doença são homens acima de 40 anos com histórico da doença na família, mas a faixa geralmente atinge homens entre 45 a 75 anos.
A melhor forma de prevenção desta enfermidade está na realização dos exames clínico de toque retal e o exame de sangue para a dosagem do antígeno prostático específico, conhecido por PSA (Prostatic Specific antigen).
 Pesquisas também apontam que uma vida com hábitos saudáveis contribuem para evitar o aparecimento da doença, além de uma dieta bem equilibrada com a ingestão abundante de tomate e seus derivados parece diminuir em torno de 35% os riscos de câncer de próstata.
O tratamento do câncer da próstata depende do estagio clínico. Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo uma observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal tem sido utilizados. Para doença metastática, o tratamento de eleição é hormonioterapia.
Os medicamentos geralmente utilizados são a finasterida , Abarelix, leuprolida entre outros, que o prescritor e somente ele poderá indicar para ser administrado de acordo com o estágio da doença.
Recomendações gerais
Vá ao médico pelo menos a cada 6 meses para fazer um check-up.
Caso você tenha idade acima de 40 anos ou tenha histórico familiar de câncer de próstata na família peça ao seu médico para realizar os exames para detecção desta doença.
Faça exercícios físicos constantemente
Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas.
Como bastante frutas e beba pelo menos 2 litros de água por dia.
O exame de toque é fundamental para a detecção desta doença e poderá salvar sua vida, a idéia de manchar a sua honra é infundada, preconceituosa e não faz sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário